Concurso - Concepção da Capela de Nossa Sra. da Conceição - Largo das Babosas

O presente projecto resulta do concurso por convite que a Diocese do Funchal promoveu para a concepção do Projecto de Arquitectura da Capela de Nossa Senhora da Conceição.
No Projecto da Capela das Babosas, a equipa projectista procurou homenagear as vítimas do Aluvião de 20 de Fevereiro de 2010, bem como afirmar através da Arquitectura a importância e a pertinência da Mensagem e da Fé em Deus, criando um objecto arquitectónico quer servisse de inspiração, dedicação e harmonização para os seus visitantes e utilizadores.
A “Imposição das Mãos de Deus”, e em especial a Sua mão direita, vem dar corpo à nossa ideia, sendo esta Sua “ água benta” metaforicamente espalhada pelo Templo, Adro, Largo, pelas ribeiras, levadas e encostas da Ilha da Madeira, como Seu sinal da bênção e protecção divina à nossa terra.
Em termos de linguagem arquitectónica, e apesar de conhecida toda a devoção dada à antiga Capela, optou-se por uma linguagem contemporânea e diferenciadora, como sinal do nosso tempo, de homenagem ao sofrimento e da constante actualidade da “ Palavra de Deus”. 
Numa linguagem minimalista, contida e carregada de simbolismos, a Capela assume ainda um carácter escultural, homenageando as vítimas, os crentes e, principalmente, Deus.


Revista ANTEPROJECTOS n. 216 - Junho 2012 - Destaque
Catálogo de apresentação do Projecto


























Mensagens populares